terça-feira, 6 de maio de 2008

Tiramissu

Fiz um tiramissu outro dia porque estava com muita vontade de testar uma receita nova. Mas fez tanto sucesso que vou repetir para o encontrão de dia das mães da minha família.

Tiramissu, apesar de parecer japonês, é italiano e significa algo como "pick me up". Antigamente, as cortesãs de Veneza acreditavem que, se comessem o tiramissu antes dos cavalheiros chegarem, teriam energia para entretê-los durante a noite inteira... O que faz todo o sentido, pois ele leva café, chocolate e vinho marsala, ingredientes que animam e descontraem.

Para uma história tão interessante, uma receita fácil.

Na camada de baixo, biscoitos champagne umedecidos no café forte com vinho marsala. Eu usei vinho do porto e deu super certo.
Na próxima camada, gemas batidas com açúcar e mais porto, logo depois encorporadas ao queijo mascarpone com as claras em neve, ou cream cheese e chantilly de creme de leite fresco.
É bom ir provando, pra garantir aquele doce não doce demais.
Por cima, raspinhas de chocolate amargo.

Não sei se as cortesãs italianas sentiam bem isso, mas é um deleite, certamente.

~~~

Quem assistiu "Sem Reservas" com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart sabe que, desde ver aquele filme, a gente não pode descansar sem provar um tiramissu :)

~~~

Edit: a idéia de fazer o tiramissu nasceu de tanto eu ler elogios sobre o Ticciamissu, o tiramissu da Ticcia. Inclusive foi ela mesma quem me falou pra usar o porto no lugar no marsala. A receita não é igualzinha à dela, pois eu li várias receitas e, a partir de então, criei a minha própria. Mas ela merece os créditos pela sacada do porto e por ter me incentivado a ter um tiramissu só meu :)

4 comentários:

Flávia Denise de Magalhães disse...

nossa... eu to tao feliz q domingo é dia das maes....

Lina disse...

Ficou uma delícia mesmo, só acho que vc devia ter dado crédito à "dona" da receita, hehehehe...
Eu assisti Sem Reservas e adorei!
Bjus

Daemon disse...

Ficou ótimo!

Ana disse...

Ops, faltou o crédito mesmo!!
Vou corrigir :)

Flavinha, pode deixar que eu vou fazer uma versão gigante dele... hehehe

:)