terça-feira, 1 de setembro de 2009

*

Sempre fui resistente à idéia de fazer terapia. Acho estranho falar sobre coisas íntimas a pessoas estranhas. Quanto tenho algum problema, geralmente procuro minha família, meu namorado, meus amigos. Poxa, mas é um saco... quer dizer, para eles, né? Eu sei que é. Por mais que as pessoas sejam legais, e são, ninguém tem que ficar o tempo todo aguentando os problemas dos outros. Quer dizer, não o tempo todo. Apenas quando é necessário. Mas eu sei que é chato... e é chato pra mim também. E eu sempre tive uma ótima maneira de me livrar dos meus problemas: eu penso neles e converso a respeito até a hora em que minha paciência se esgota e "não quero mais falar disso". Pronto. Simplesmente, se não consigo aceitar/resolver/compreender tudo, melhor desistir...
E é aí que começa o meu abacaxi atual. Quer dizer, não tão atual assim, pois já existe há algum tempo. Mas é que agora eu consigo detectar um padrão: o meu inconsciente vem tentando fazer o que o meu consciente se recusa. Eu coloco meu pijama, deito na minha cama quentinha e confortável depois de um dia cansativo e... eu sonho com os meus problemas! Conversados, enfrentados, discutidos, às vezes até solucionados, mas na forma nada convencional e absurdamente inconveniente da minha inconsciência.
E é foda... eu acordo cansada, irritada, às vezes chateada, porque eu fico sonhando com o que tento esquecer!!! Tento apagar com livros legais, seriados divertidos, trabalho, passeios em boa companhia, dança, namoro, tudo de bom da minha vida consciente. Mas, quando vou dormir, é como se ouvisse o bicho papão falando: "agora não tem escapatória, você fugiu de mim o dia inteiro, mas estou aqui, quando você não pode mais fugir, quando você não pode me anestesiar, quando a única coisa que você pode fazer é observar".
AAAFFFFF!!!! Eu sei que algumas coisas são insolúveis e chatas e eu não quero pensar nelas. Mas já saquei que essa não é a melhor saída.

Por esse motivo, estou quase, quase, me rendendo ao auxílio profissional. Se tem gente nesse mundo que estudou as variações de humor do inconsciente e sabe lidar com essa besta fera para me ajudar a resolver meus babados e voltar a sonhar com carneirinhos branquinhos saltitantes em lindos vales verdes, ensolarados e floridos, com chantilly e uma cereja em cima, I am ready!

* - não encontrei um título adequado para esse post.

ps1: vou dar mais uma chance para minhas noites de sono... quem sabe depois de ter escrito isso tudo, a besta fera se manca?
ps2: tomara que sim, tomara que sim!
ps3: será que os terapautas têm consulta experimental?

4 comentários:

Christiano Candian disse...

Bom, se me permite discordar, não acho que seja um "saco" para sua família e amigos te ajudar. Ao contrário. Se eles te ajudam, eles ficam felizes. Falo por mim, claro, mas acho que todo mundo que gosta de você deve se sentir assim. :)

Ana disse...

Gude, acho fofo você falar isso... mas é que eu já tentei essa tática e, se não é um saco me ajudar, deve ser muito chato escutar as mesmas coisas insolúveis de sempre (eu mesma acho, por isso mando elas embora e elas insistem em voltar em sonhos)!

De qualquer forma, eu estou sempre aqui pros meus amigos e sei que vocês estão aí pra mim tb ;)

Lori disse...

Ana,
terapia salvou a minha vida. Na verdade esse medo/vergonha/incômodo em falar pro tal "estranho" sobre nossos problemas é um grande retardatário. Com um bom terapeuta, qdo vc entrar no consultório vai na verdade falar dos seus problemas consigo mesma, com um mediador pra direcionar e trazer novos ângulos ao debate e aos problemas. As soluções sempre vão vir de vc.

É muito legal poder falar com os amigos e com a família sobre as coisas q nos afligem, mas no fundo TODO MUNDO, mesmo as pessoas super bem resolvidas tem seus nózinhos impossíveis de desfazer sozinhos na cabeça. Irônico é que só depois que a coisa desanda de vez as pessoas animam procurar uma terapia (meu caso), e aí vc nota a qtdade de coisas q poderiam ter sido evitadas ou resolvidas se soubesse q era fácil assim antes.

Então eu recomendo muito uma boa terapia, pra vc e pra qqr um, pq é o caminho mais rápido.

(se quiser te passo o tel da minha ou de alguma q eu conheça, tem charlatão demais nesse meio)

Beijos e saudades de vc!

Ana disse...

Oi, Lori!
Brigada, mocinha :)
Se vc puder passar o tel dela pro meu e-mail, eu ficarei feliz.
Saudades d+!!
Bjos!